EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Na Educação Inclusiva a falsa ideia de homogeneidade não tem lugar no contexto escolar, trata-se de um mito, pois a diversidade é característica de todo ser humano, independentemente de apresentar ou não alguma deficiência. Nesse sentido, Magalhães (2001) afirma que a Educação Inclusiva propõe uma escola que possa atender às demandas de sua clientela, mesmo que esta possua ou não necessidades educativas especiais, seguindo os princípios da democratização do ensino, uma escola que esteja apta a trabalhar com o aluno real.

Para tanto é importante:

I - Discutir a prática pedagógica e suas metodologias de ensino, as formas de avaliação, os currículos formais e, ainda, as interações cotidianas estabelecidas entre professores, alunos e outros profissionais da escola.

II - Matricular a criança com necessidades educacionais especiais na escola regular e garantir sua frequência é garantir a inclusão dela;

III - Incluir pressupõe mudanças de valores e atitudes e envolve transformações dos padrões curriculares da escola, que tradicionalmente reforçam os estigmas associados às pessoas com deficiência.

As assertivas corretas se encontram em:


I, II e III


I e II apenas


I e III apenas


II e III apenas


III apenas

Nos estudos sobre: Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiências físicas e mentais; vimos que o atendimento educacional especializado para a deficiência física deve utilizar-se dos benefícios das tecnologias assistivas. Segundo as autoras Scussel; Almeida; Kikuichi (2018), alguns desses benefícios são

I -  a adequação de recursos da informática: ponteira de cabeça, programas especiais, teclado, mouse, entre outros.

II - a organização de cantinhos de leitura, com a utilização de livros de literatura e gibis apenas.

III - o uso de mobiliários adequados: mesas, cadeiras, quadro, bem como os recursos de auxílio à mobilidade: cadeiras de rodas, andadores, entre outros.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


III apenas


II e III apenas


I e II apenas


I e III apenas


I, II e III

Na procura de uma compreensão mais global das deficiências em geral, em 1980, a OMS [Organização Mundial de Saúde], propôs três níveis para esclarecer todas as deficiências, a saber: deficiência, incapacidade e desvantagem social. Em 2001, essa classificação foi revista e reeditada não contendo mais uma sucessão linear dos níveis, mas indicando a interação entre as funções orgânicas, as atividades e a participação social. O importante dessa nova definição é que ela destaca o funcionamento global da pessoa em relação aos fatores contextuais e do meio, re-situando-a entre as demais e rompendo o seu isolamento”.

BRASIL, Atendimento Educacional Especializado: deficiência mental.  MEC/SEESP. Brasília/DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf 

Neste contexto, o Atendimento Educacional Especializado torna-se uma importante forma de atendimento às pessoas com deficiências.

Sobre as deficiências e Atendimento Educacional Especializado (AEE) analise as afirmações a seguir e,

 

Assinale V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas:

 

(  ) as causas da deficiência mental/intelectual podem ser inúmeras, tais como: doenças neurológicas; mal formações congênitas; asfixia perinatal e infecções congênitas;

(  ) o atendimento à pessoa com a deficiência física, no AEE (Atendimento Educacional Especializado) deve primar-se pelos benefícios das tecnologias assistivas.

(  ) o atendimento à pessoa com a deficiência física, no AEE (Atendimento Educacional Especializado) deve primar-se dos benefícios da utilização da reglete e o Braille.

(  ) o atendimento às pessoas com deficiência mental/intelectual no AEE (Atendimento Educacional Especializado) está centrado na dimensão subjetiva do processo de construção do conhecimento.

A alternativa que representa a sequência correta é:


V – F – F – V


V– V – F – F 


V – F – V – V 


V – V – F – V 


F – F – V – F 

Joseph Renzulli é psicólogo educacional, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa sobre superdotados e talentosos na Universidade de Connecticut, Estados Unidos, foi pioneiro ao dizer que os comportamentos de superdotação consistem na inter-relação de três traços humanos:

I – Habilidade muito superior a média em alguma área do conhecimento. Envolvimento com a tarefa. Criatividade e genialidade;

II - Habilidade acima da média em alguma área do conhecimento. Envolvimento com a tarefa. Criatividade e genialidade.

III – Criatividade. Habilidade acima da média em alguma área do conhecimento.  Envolvimento com a tarefa. Os superdotados devem possuir esse conjunto de traços separadamente.

IV - Habilidade acima da média em alguma área do conhecimento (não, necessariamente, muito superior à média). Envolvimento com a tarefa, motivação, vontade de realizar, perseverança, concentração.  Criatividade, pensar algo diferente, ver novos significados, retirar ideias de um contexto e usá-las.

V - Superdotados são aqueles que possuem esse conjunto de traços concomitantemente (habilidade acima da média em alguma área do conhecimento, envolvimento com a tarefa e criatividade).

As afirmativas CORRETAS se encontram em:


IV e V apenas


I, II e III apenas


I, II, III, IV e V


III, IV e V apenas


I, IV e V apenas

  

Segundo SCUSSEL (2018), os distúrbios de aprendizagem estão intimamente ligados às disfunções neurológicas de ordem anatômica ou fisiológica. Dois desses distúrbios percebidos no contexto escolar são: a dislexia e a discalculia. Em relação a esses distúrbios, analise os termos relacionados na primeira e na segunda coluna, enumerando a 2ª coluna de acordo com a 1ª. 

 

SCUSSEL, D. R. Necessidades Educacionais Especiais: O que são? Por quê? Como trabalhar? In: BORGES, M. C. [et.al].  Educação Inclusiva. Uberaba. Universidade de Uberaba, 2018.

 

1.    Discalculia

2 .   Dislexia

(  ) é um distúrbio especifico da linguagem de ordem constitucional, em que a pessoa apresenta  dificuldade acentuada em processar a informação procedente da linguagem escrita.

(  ) é um distúrbio que se  caracteriza pela dificuldade ou incapacidade para reconhecer e codificar sinais/números,  aspetos geométricos e total inabilidade para cálculos matemáticos.

( ) é um distúrbio da linguagem, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples, além de ser uma insuficiência no processo fonológico.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:

  


1, 1, 2.

  


1, 2, 1.

  


2, 1, 1.

  


2, 1, 2.

  


2, 2, 1.

  

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Essas pessoas apresentam “[...] uma inadequação de rendimento acadêmico, não explicável à base de déficit cognitivo, prejuízo sensorial, físico ou desajustamento emocional.” (SCUSSEL, 2018).

Na citação acima, trata-se das pessoas com:


dificuldade de aprendizagem


distúrbios de aprendizagem


deficiências físicas


deficiência de aprendizagem ou deficiência intelectual


deficiências sensoriais 

Segundo Almeida (2018), se buscarmos em nossa memória as experiências que vivemos em nosso processo educacional, no contexto escolar, observaremos que foram poucas aquelas relacionadas ao uso integrado dos sentidos, ou até mesmo, ao uso de um deles. A interação por meio dos sentidos não faz parte da nossa cultura educacional. Nesta direção, segundo Almeida (132/133) podemos afirmar que...

I – Segundo a autora, etnocêntricos que somos, não nos damos conta da percepção do mundo pelo uso integrado de todos os nossos sentidos. [...]

II - Segundo a autora, o fato de não apresentarmos nenhuma deficiência sensorial, geralmente, nos impede de perceber a importância de todos os sentidos e nos leva a supervalorizar apenas um deles, como a visão, por exemplo.

III - Segundo a autora, o fato de que estimular os sentidos traz benefícios para todos os alunos.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e II apenas


I apenas

  


I e III apenas


I, II e III


II e III apenas

Conforme estudamos nessa semana, com o advento da teoria sociointeracionista apresentada por Lev Vygotsky, iniciou-se uma nova concepção do ensino como sendo um processo social. E consequentemente, ocorre uma inovação no papel da escola. Sobre essas inovações, leia as afirmativas abaixo e marque a afirmativa INCORRETA:


Um conceito central para a compreensão das concepções de Vygotsky no que se refere aos aspectos da cognição é a mediação.

  


A mediação é compreendida como o processo de intervenção de um elemento intermediário na relação estabelecida entre o ensino e a aprendizagem, independentemente do ambiente em que o indivíduo esteja.


O professor deixa de ser apenas um transmissor de conhecimentos preestabelecidos nos currículos escolares;

  


O professor é se torna um agente fundamental na construção do conhecimento de seus alunos, por meio da mediação pedagógica.

  


O professor é compreendido como mediador, facilitador de respostas prontas e resolvidas para que o aluno encontre resolva os desafios propostos.

No capítulo em estudo, percebemos que Vygotsky trabalha constantemente a ideia de “internalização”, apreensão do conhecimento por meio da interação do indivíduo com seu meio social.  Para ele, a interação social envolve a tríade aluno – professor – alunos como a chave para o enriquecimento intelectual do aprendiz.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:

(  ) O professor deve lançar mão de atividades promovidas em grupo, visto que as crianças são sempre homogêneas e podem intervir de maneira positiva no processo de enriquecimento cognitivo umas das outras.

(  ) A possibilidade de intervenção cabe tanto ao professor quanto às demais crianças envolvidas no processo.

(  ) O professor apresenta o papel de intervir pedagogicamente, no sentido de mediar a aprendizagem;

(  ) O professor é quem detém o conhecimento teórico-científico para selecionar técnicas, metodologias, instrumentos eficazes para intervenção, bem como os objetivos a serem alcançados e o caminho a ser percorrido para que o “potencial” de seus alunos se torne “real”.

(  ) O desenvolvimento da inteligência se dá primeiramente de forma intrapessoal, por meio da interatividade social entre as pessoas, para, em seguida, ser internalizado pelo indivíduo.

A sequência correta se encontra em: 


V, V, F, V, V


V, V, V, V, V


F, V, V, V, F


F, V, F, V, F


V, F, V, F, V

Scussel (2010, p. 280-282) discute as principais tendências que orientam a prática da educação em um percurso histórico e conceitual: normalização, integração e inclusão. Com base nesses estudos, analise as afirmativas abaixo, no que se refere ao princípio da integração.

 

I - O princípio da integração defende a ideia de possibilitar aos alunos com dificuldades serem encaminhados para as classes regulares, sem deixar de receber apoio pedagógico, já que os alunos com deficiências graves são encaminhados para classes especiais na escola regular ou instituições especializadas.

 

PORQUE,

 

II – Esse princípio (integração) enfatiza a possibilidade de os alunos não deficientes terem condições de vida normal que se assemelhe aos de outros indivíduos, possibilitando assim aos alunos com dificuldade de aprendizagem serem encaminhados para as classes especiais.

 

É correto o que se afirma em:

  


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.  


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.